Rápido e simples partilhar um local do Google Maps O mapa pode ser visualizado num computador, tablet ou telemóvel e pode incluir as indicações do trajecto.

Rápido e simples partilhar um local do Google Maps

por domingo, 8 de fevereiro de 2015

Por vezes, a partilha da localização do restaurante para o próximo jantar do grupo é uma tarefa bastante penosa. Nem todos os membros do grupo residem na mesma cidade e para piorar as coisas, o dono do restaurante decidiu escolher aquele recanto na travessa Y porque é mais tranquilo.
Esta situação é comum e pode ser transportada para outras actividades de grupo. O que é normal fazer nesta situação é enviar as indicações através de email, ou pior ainda, é tentar descrever o trajeto através do telefone. Ambas as situações são potenciais ataques à paciência de qualquer mente sã e podem ser evitadas recorrendo à partilha de um mapa.

Para além de solucionarmos o problema anteriormente descrito, a partilha de um mapa também oferece outras vantagens. O mapa pode ser visualizado num computador, tablet ou telemóvel e pode incluir as indicações do trajecto. Pode ainda utilizar esta técnica para ligar o endereço da sua empresa no seu website para o Google Maps.

Partilhar um local com o Google Maps

  1. Abre o Google Maps.
  2. Efetua uma pesquisa por morada (e.g. Av 25 de Abril 122, Ílhavo).
  3. Copia o endereço URL da barra de endereços.
  4. Envia o link por email, ou publica na tua rede social favorita.

Partilhar um mapa com o Google Maps é tão simples como isto. O link contém toda a informação necessária para que a outra pessoa possa visualizar exatamente o mesmo mapa.


Google Maps

Esta forma de partilhar um mapa é simples e rápida. Se o Google Maps encontrou o local, então será colocado um marcador no mapa e o Street View fica automaticamente enquadrado no local pretendido.


Incluir um marcador no mapa quando o Google Maps não encontra a morada pretendida

  1. Abre o Google Maps.
  2. Faz zoom para o local pretendido.
  3. Clicar com o botão esquerdo do rato no local pretendido.
  4. Clicar nas coordenadas de latitude e longitude que surgem na caixa de pesquisa no lado esquerdo do mapa. Este clique coloca um marcador no mapa.
  5. Copia o link da barra de endereços ou escolhe a opção de “link abreviado” conforme descrito seguidamente e partilha o link.

Google Maps

O link de partilha

Copiar o link a partir da barra de endereços tem a vantagem de ser rápido mas existe outra forma de encontrar esse link.

  1. Depois de encontrado o local pretendido, clica na roda dentada que está no canto inferior direito.
  2. Escolhe a opção “Partilhar ou incorporar mapa”.
  3. Surge uma pequena janela com o link para partilha. Este link é igual ao existente na barra de endereços por isso não tem grande vantagem copiar o link desta forma. A única vantagem aqui existente é o facto de podermos encurtar o endereço com a opção “URL abreviado”.
  4. Copia o link abreviado e partilha.

Google Maps

Esta opção permite a utilização do mesmo link mas muito mais curto. Desta forma o endereço do link não é tão estranho e permite a partilha onde o limite de caracteres é reduzido.

O que podes partilhar?

Qualquer uma destas opções é possível de partilhar, toda a informação necessária está contida no endereço do link. Ou seja, se quiseres partilhar uma imagem do Street View basta entrar no Street View, compor a imagem na posição que se pretende e partilhar o endereço. Para partilhar direcções, clica em direcções, escolhe o ponto de origem e o ponto de destino e partilha o link.

Todas as dúvidas ou comentários são bem-vindos. Por favor, utiliza a secção de comentários para que todos partilhem da informação.


Miguel Marnoto

A minha especialização no Google Maps e na sua API JavaScript v3 é uma consequência do gosto pelos mapas e o reconhecimento da importância que o serviço Google Maps tem hoje no dia-a-dia das pessoas.

0 comentários para " Rápido e simples partilhar um local do Google Maps "